TRÍADE (São Paulo/BR) desenvolve pesquisa em dança, performance, instalação e intervenção urbana. Atuando desde 2008, já foi reconhecido por importantes prêmios e fomentos do país: Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (33ª, 17ª e 10ª edições), Prêmio Funarte Klauss Vianna, ProAC de Pesquisa em Artes Cênica, ProAC de Formação e Difusão Cultural e Edital de Ocupação da Caixa Cultural. Como grupo convidado, participou de festivais e residências nacionais e internacionais: La Factorine, em Nancy (França) em 2018; Semanas de Dança do CCSP; VII, X e XI edições da Bienal Sesc de Dança (2013, 2017 e 2019); 7ª edição do projeto performáticos_inquietos_radicais (Sesc Belenzinho, São Paulo); Circuito Cultural Paulista 2014 (São Paulo/BR) e 6ª edição do evento “Modos de Existir” (Sesc Santo Amaro, São Paulo). Integra o acervo virtual do Museu da Dança, na exposição “A Dança no Espaço Urbano” (2015). Em 2023, criou e realizou o I FÓRUM CORPOS EM DESACELERAÇÃO, com pesquisadores e artistes convidades a expandir trocas e dançar as inquietações acerca das danças e o desacelerar dos/nos corpos .
Nossas criações articulam a produção artística a um contexto específico – entendido como processo histórico e espaço social. Desenvolvemos dispositivos performáticos, jogos coreográficos e outras estratégias de dança expandida (publicações, colóquios, laboratórios, entre outras) que abordam e discutem as forças em tensão na cidade e/ou na sociedade. Criamos uma grande variedade de trabalhos, organizados em cinco eixos, dos quais três conceituais – ARTE.VALOR.TRABALHO; CORPO.CIDADE e CORPOS EM DESACELERAÇÃO – e dois, de ferramentas – DISPOSITIVOS COREOGRÁFICOS e LABORATÓRIOS, DIÁLOGOS E PUBLICAÇÕES.
ARTE.VALOR.TRABALHO é o eixo de pesquisa mais antigo do grupo, de onde emerge seu nome. Em 2008, TRÍADE nasceu com o projeto BICHOS DA SEDA DESLOCADOS?, uma análise contextual do cenário da dança paulista e a realidade de trabalho (e sobrevivência) des artistes. Nossa hipótese era que o contexto de produção – por exemplo, as condições de dedicação à pesquisa – implicaria na forma artística. Naquele momento a tríade conceitual que nomeia o grupo poderia ser resumida como ARTE.INSTITUIÇÃO.TRABALHO. Em 2017, deslocamos a pesquisa para a tríade atual: ARTE.VALOR.TRABALHO, cujos temas centrais são o valor da arte, a arte como trabalho e o artista como trabalhador. Integram esta série as performances CASA DA MOEDA (2019), LEILÃO (2019), PROMOÇÃO (2018), CACHÊ (2017) e CRISE (2017).
CORPO.CIDADE discute a construção, ocupação e modo-de-vida na cidade como coreografias ordinárias. Como ocupamos a cidade? Este eixo de pesquisa nasceu do projeto JARDINS|corpos em diálogo com arte instalada na rua (2010), cuja resultante foi a primeira edição do TRÍADE TOUR São Bento (2011), um passeio coreográfico interativo, áudio-guiado e inspirado em excursões turísticas guiadas. Depois da primeira edição, TRÍADE TOUR amadureceu e ganhou outras versões: TRÍADE TOUR Ouvirundum (2013), TRÍADE TOUR Santos (2013) e TRÍADE TOUR Vila Buarque (2018). Posteriormente, a pesquisa deste eixo se desdobraria no laboratório de criação de intervenções urbanas TRÍADE Móbile (2013) e na performance Série Cartocoreográfica (2014).
Em 2023, inauguramos um novo eixo de pesquisa: CORPOS EM DESACELERAÇÃO, para investigar os envelheceres, a passagem do tempo e a desaceleração dos/nos corpos, especialmente na dança. Que espaço tem – e mais importante – que espaço quer ter este corpo que desacelera? Integram este eixo o LABORATÓRIO | TIQUETAQUE; o TRÍPTICO| TIQUETAQUE; o FÓRUM Corpos em Desaceleração e a RESIDÊNCIA Grupa Corpos em Desaceleração.
Em termos de linguagem, nosso trabalho divide-se em dois eixos de ação: DISPOSITIVOS COREOGRÁFICOS são estratégias de tradução dos eixos conceituais em dança. Desdobram-se em instalações, intervenções urbanas, jogos e performances. Já LABORATÓRIOS, DIÁLOGOS E PUBLICAÇÕES são estratégias de dança expandida para aproximações alternativas dos temas/conceitos.
Merece destaque a série de JOGOS COREOGRÁFICOS desenvolvida desde 2017. São dispositivos plástico-coreográficos-reflexivos destinados à participação de pessoas de todas as idades. Expande-se a ideia de coreografia para a relação do corpo-participante com as reflexões expostas em tabuleiros-coreográficos de grandes dimensões. Instalados em espaços públicos – como a área de convivência de centros culturais, praças ou quadras esportivas – essas instalações-tabuleiro são, concomitantemente, o espaço físico do jogo e um espaço social para a discussão ou reflexão acerca de uma questão específica. Alguns dos temas de nossas produções recentes são: o mundo do trabalho, gênero, privilégios, regras e disciplinas e envelheceres. Integram essa série: LABOUR (2017), LABUTA (2017), apartequetecabe (2017), “X” (2019) , Bichos de Clarice (2019), QUEM SEGUE AS SETAS? (2019) e TIQUETAQUE (2022).
Por último, destacam-se duas investigações teórico-práticas conduzidas pelo grupo que culminaram em publicações. Em comum, ambas baseiam-se em uma compreensão liminar da dança e propunham-se realizar análises contextuais do setor. Em 2008, o projeto BICHOS DA SEDA DESLOCADOS?, acima mencionado. Já em 2015, em parceria com o Coletivo Cartográfico, realizamos o projeto LIMINARIDADE | 5 MOVIMENTOS, que culminou na publicação LIMINARIDADES, organizada em cinco eixos: 1. publicação, acervo e registro; 2. cidade, deriva e cartografia; 3. des_fronteiras entre as artes; 4. arte-ativismo; 5. corpo como construção performativa. acervo e registro; 2. cidade, deriva e cartografia; 3. des_fronteiras entre as artes; 4. arte-ativismo; 5. corpo como construção performativa.
IMPRESSÃO CARTOCOREOGRÁFICA
DIALOGOS NO PASSEIO
TRIADE MOBILE
COLOQUIO LIMINARIDADE
LABORATORIO TIQUETAQUE
RESIDENCA_GRUPA CORPOS
FORUM_CORPOS EM DESACELERACAO
TRIPTICO_TIQUETAQUE
PUBLICACOES LiMINARIDADES
BICHOS DA SEDA DESLOCADOS
JARDINS_CORPOS EM DIALOGO COM ARTE INSTALADA NA RUA
LIMINARIDADES_5 MOVIMENTOS
PROJETO-TRIADE 15 ANOS CORPOS
EM DESACELERACAO
TRIADE TOUR SÃO BENTO
TRIADE TOUR OUVIRUNDUM
TRIADE TOUR SANTOS
TRIADE TOUR VILA BUARQUE
SERIE CARTOCOREOGRAFICA
IMPRESSÃO CARTOCOREOGRÁFICA
JOGOS COREOGRÁFICOS
LABOUR
LABUTA
APARTEQUETECABE
X
BICHOS DE CLARICE
TIQUETAQUE
CACHE
CRISE
PROMOTION
CASA DA MOEDA
LEILAO
TRIADE EM CASA
BICHOS ONLINE
ESCAPE-SE
TRIADE MOBILE
LABORATORIO TIQUETAQUE
RESIDENCA_GRUPA CORPOS
TRIPTICO_TIQUETAQUE
JARDINS_CORPOS EM DIALOGO COM ARTE INSTALADA NA RUA
LIMINARIDADES_5 MOVIMENTOS
PROJETO-TRIADE 15 ANOS CORPOS
EM DESACELERACAO
TRIADE TOUR SÃO BENTO
TRIADE TOUR OUVIRUNDUM
TRIADE TOUR SANTOS
TRIADE TOUR VILA BUARQUE
SERIE CARTOCOREOGRAFICA
IMPRESSÃO CARTOCOREOGRÁFICA
JOGOS COREOGRÁFICOS
LABUTA
Quem segue as setas
TIQUETAQUE
CACHE
TRIADE EM CASA
BICHOS ONLINE
ESCAPE-SE
DIALOGOS NO PASSEIO
TRIADE MOBILE
COLOQUIO LIMINARIDADE
JARDINS_CORPOS EM DIALOGO COM ARTE INSTALADA NA RUA
LIMINARIDADES_5 MOVIMENTOS